Testes Cutâneos - Alergias
O teste cutâneo de alergia por picada permite avaliar uma reação cutânea às substâncias que frequentemente causam alergia (alergénios), presentes em alimentos, fungos, ácaros, pólenes ou proteínas animais. Se o doente for alérgico a uma determinada substância, irá provavelmente desenvolver uma reação cutânea quando as suas células entram em contacto com esse alergénio.
Isto permite estabelecer medidas mais eficazes para a evicção do alergénio e adequar a terapêutica à exposição. A realização de testes cutâneos é particularmente importante se o doente apresentar sintomas graves de alergia e não tiver a certeza do que os está a causar. Caso a alergia seja mais grave, os resultados dos testes são importantes para ponderar um tratamento com vacinas para o alergénio responsável pelas queixas do doente (imunoterapia).
O teste cutâneo por picada (também conhecido como “prick test”) é geralmente a primeira opção quando há uma suspeita de alergia porque é simples, rápido, pouco dispendioso e tem poucos riscos.
Médico
Dra. Eugénia Almeida (Hospital São Teotónio - Viseu)